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Regras e Postura no Airsoft
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Regras e Postura no Airsoft
-Onde e como se pratica Airsoft?
Antes de mais, é importante referenciar que praticar Airsoft requer bastante responsabilidade. É importante notar que :
* não se deve ocupar recintos ou terrenos de aparência baldia sem autorização prévia dos donos (seja particular, câmara municipal, tribunal ou entidade bancária);
* uma arma de softair pode suscitar pânico naqueles que não conhecem a prática, daí, mostrar a arma deverá estar reservada para recintos autorizados e longe de pessoas alheias aos jogos. Se cada um tratar a sua arma de softair como se fosse real, a maioria dos problemas resolveriam-se. O respeito é importantíssimo;
* andar de camuflado completo na rua também é um acto condenável. É um acto de prepotência que pode causar problemas aos abusadores e igualmente à boa imagem da modalidade;
* torna-se necessário averiguar todas as condições mínimas de segurança nos locais de jogo. Uma fábrica ou edifício abandonado pode conter vários perigos que podem ser facilmente evitados se a organização dos jogos condicionar os locais de prática.
-Para começar a jogar Airsoft, o interessado deverá contactar outras equipas ou clubes (utilizando os fóruns do portal nacional ptairsoft.org, por exemplo). Também existem empresas que exploram o Airsoft sob a modalidade de aluguer, contudo a lei não consente o empréstimo de armas de softair, e consequentemente o seu aluguer. Assim, é possível dizer que alugar armas de softair consiste numa actividade ilegal. A melhor forma de começar é mesmo recorrer a clubes que possam abrir os horizontes aos novos praticantes e logo depois, comprar equipamento próprio.
Como proceder fora e dentro de jogos de Airsoft:
Nas nossas deslocações para os jogos de airsoft e no decorrer do mesmo, podemos ser interpelados pelas autoridades policiais ou numa operação STOP de rotina ou para averiguações!
Nestes casos um jogador de Airsoft portador de uma ou várias armas de jogo deve de imediato proceder da seguinte forma:
- Operação STOP com viatura.
1. As armas de jogo devem ser sempre transportadas dentro de caixas próprias (se possível caixas que se vendem para transporte de armas), não municiadas e sem os carregadores enfiados no sistema de alimentação de bb’s e baterias fora da arma.
2. Informem de imediato as autoridades que transportam a arma para fins de um jogo.
3. Pelo menos o tapa-chamas deve estar pintado de vermelho
4. Coloquem a protecção no tapa-chamas
5. Tenham junto das réplicas as respectivas facturas
6. Tenham na carteira o cartão da futura Federação de Airsoft (FPA)
7. Tenham uma cópia, da Lei em vigor, em vossa posse
8. Caso sejam membros de um Clube ou de uma Associação tenham na vossa posse um documento referente a essa filiação
9. Não andem fardados fora dos recintos de jogo
10. Caso sejam abordados por Agentes da Autoridade sejam cordiais e cooperativos.
11. Se não o fizerem, e se posteriormente as autoridades descobrirem no carro as armas, podem alegar que ao não informarem poderiam estar de má fé a esconder algo.
12. Expliquem às autoridades para que servem e seu funcionamento, deixando sempre ser o agente a manusear a arma.
13. Não inventem nada nem entrem em desculpas esfarrapadas.
14. Não temos nada a esconder e só com bom senso e explicando correctamente é que damos uma imagem de legalidade!
- Em terreno de jogo:
1. Os jogos devem sempre ser feitos em terrenos próprios para o efeito, se possível, afastados da via pública ou de habitações
2. Os legítimos proprietários devem sempre autorizar o jogo no terreno deles.
3. Se possível, as autoridades locais devem estar ao corrente dos jogos. Um convite para as autoridades irem ver o que é o jogo é aconselhável
4. Caso durante um jogo esteja em terreno uma ou várias pessoas não pertencentes ao jogo, devem de imediato parar o jogo, deslocando-se às mesmas se possível sem arma ou então com ela para baixo e explicar o que é aquela actividade.
5. Se possível devem escoltar as pessoas para fora do jogo
- Em terreno de jogo perante uma autoridade:
Caso apareça uma autoridade policial e que os mesmos vos interpelem, devem de imediato proceder da seguinte maneira:
1. Colocar a arma no chão, afastando-se dela.
2. Com calma explicar aos agentes que é uma arma de jogo não letal.
3. Deixar sempre os agentes manusearem a arma para que os próprios tirem as suas próprias conclusões.
4. Após a explicação devem fazer uma demonstração do funcionamento da arma e do jogo.
Nunca devem fazer o seguinte:
1. Apontar uma arma de Airsoft a uma pessoa não pertencente ao jogo.
2. Apontar uma arma de Airsoft a agentes de autoridades. Eles estão treinados para responder ao perigo que representa alguém apontar uma arma.
3. Ninguém é obrigado a saber que uma arma de airsoft é não letal! Tenham atenção a isto!
Sempre que puderem, façam passar a palavra a outros jogadores. O não cumprimento destas regras, pode levar à detenção e em casos extremos à morte ou causar ferimentos em portadores de armas de Airsoft!
O conjunto de regras aqui expressas é uma cópia quase integral, com ligeiras alterações, do que está publicado em várias páginas de várias equipas e federações. Estas regras são gerais e podem ser adaptadas a cenários ou jogos específicos (como o uso de médicos ou respawn) sem no entanto comprometer a SEGURANÇA.
-Regras utilizadas no decorrer de um jogo de Airsoft
Eliminações
Um jogador é dado como morto se for atingido em qualquer parte do corpo.
Um tiro na arma não conta como morte, mas esta fica inoperacional para esse jogo.
O jogador terá de se servir da sua arma de reserva ou ir buscar outra à sua base ou SAFE ZONE.
Um toque nas costas ou noutro sítio qualquer do corpo por um membro da equipa contrária, é considerado como uma eliminação.
Não é permitido disparar sobre um jogador que esteja de costas ou seja surpreendido a menos de 5 metros. Nesta situação
o “Eliminador” deve gritar: “Rende-te”, após o que o "Eliminado" cumpre as regras de depois de eliminado .
A rendição é obrigatória.
O Jogador que não se render poderá ser abatido à queima-roupa.
Se a rendição não for possível, deve-se apontar da cintura para baixo e disparar em tiro a tiro.
Apontar à cabeça não é permitido, a não ser que o alvo não mostre mais nenhuma parte do corpo, ficando aí sob sua própria responsabilidade.
Um "tiro" de um membro da própria equipa, também conhecido como "fogo amigável", continua a resultar numa eliminação.
-Depois de eliminado
*Qualquer jogador que seja eliminado tem de o confirmar gritando "MORTO" colocando a sua arma a tiracolo ou no coldre, e pondo as suas mãos sobre a nuca (ou envergando um colete ou lenço vermelho), sem interromper o jogo, dirigir-se para a SAFE ZONE.
*Se o trajecto do jogador eliminado até à SAFE ZONE comprometer a troca de tiros entre outros jogadores, a deslocação da sua equipa ou da equipa adversária, o jogador deve permanecer quieto no mesmo local e esperar que seja viável a sua deslocação sem afectar o curso do combate.
*Em certos jogos há excepções em que a "morte" não é anunciada em voz alta (normalmente em jogos de "infiltração" ou de "situação de reféns").
Nesse caso o jogador eliminado deve dar a conhecer APENAS ao jogador que o eliminou que está fora de jogo. Deve depois, com a arma a tiracolo ou no coldre, e pondo as suas mãos sobre a nuca (ou envergando um colete ou lenço vermelho) dirigir-se o mais discretamente possível para a SAFE ZONE sem interferir com o jogo.
*Não é permitido aos jogadores eliminados darem qualquer espécie de informação excepto de que estão eliminados.
-Interrupções
Os jogos não serão interrompidos, excepto em caso de emergência ou entrada de pessoas estranhas ao jogo dentro do campo de batalha.
Jogadores que por qualquer razão não possam continuar o jogo devem-se considerar eliminados e dirigir-se para a SAFE ZONE.
Qualquer problema com a arma deve ser resolvido, se possível, no decorrer do jogo. Não é permitido sair do jogo, reparar o problema e voltar para o jogo. É para isso que existem as armas de Backup (normalmente as pistolas).
O jogo só será interrompido em caso de dúvida de quem matou quem. Os dois jogadores deverão chegar a um acordo entre eles antes de prosseguir o jogo.
No caso de alguém se magoar de forma a não poder continuar em combate, o jogo será interrompido e esse jogador assistido com os meios existentes no local. Em caso de necessidade, deve-se contactar os bombeiros da zona ou o 112 e providenciar o transporte do ferido para um hospital.
-Diversos
Todo o equipamento electrónico é permitido, mas no caso dos rádios, apenas os jogadores que não tenham sido eliminados os podem usar.
A utilização de lasers é permitida apenas durante os jogos diurnos. Durante os jogos nocturnos está proibida a sua utilização. Os lasers podem causar danos permanentes à retina, especialmente durante a noite em que os olhos estão mais receptivos à luz.
-Segurança
-Óculos de Protecção são obrigatórios.
-Nunca tirar a protecção ocular, seja em que circunstância for.
-Caso a protecção ocular embaciar, para limpá-la fazer o seguinte:
-Nunca tirar a protecção ocular da cara.
-Proteger a cara de encontro a um objecto de dimensões consideráveis (árvore, muro, etc.)
-Avisar caso apareça algum jogador, do procedimento que está a efectuar.
-Depois de limpar a protecção ocular, voltar ao jogo.
-Não é permitido disparar sobre alguém que não tenha os óculos de protecção colocados, mesmo que seja durante o jogo.
-Qualquer outra protecção, seja ela cobertura integral do corpo, máscara ou balaclava, protecção para os ouvidos, capacete ou luvas é opcional embora seja fortemente recomendado o seu uso.
-Quando se está na safe zone:
Nunca andar com a réplica a apontar para alguém.
Sempre ter a réplica em posição de segurança (SAFE).
Se possível ter o Locap ou Hicap fora da réplica.
Nunca disparar uma réplica dentro da Safe Zone.
Disparar só as réplicas na zona devidamente preparada para tal (carreira de tiro).
Caso não exista carreira de tiro, falar com a organização, e escolher um local afastado da safe zone para fazê-lo.
Antes de mais, é importante referenciar que praticar Airsoft requer bastante responsabilidade. É importante notar que :
* não se deve ocupar recintos ou terrenos de aparência baldia sem autorização prévia dos donos (seja particular, câmara municipal, tribunal ou entidade bancária);
* uma arma de softair pode suscitar pânico naqueles que não conhecem a prática, daí, mostrar a arma deverá estar reservada para recintos autorizados e longe de pessoas alheias aos jogos. Se cada um tratar a sua arma de softair como se fosse real, a maioria dos problemas resolveriam-se. O respeito é importantíssimo;
* andar de camuflado completo na rua também é um acto condenável. É um acto de prepotência que pode causar problemas aos abusadores e igualmente à boa imagem da modalidade;
* torna-se necessário averiguar todas as condições mínimas de segurança nos locais de jogo. Uma fábrica ou edifício abandonado pode conter vários perigos que podem ser facilmente evitados se a organização dos jogos condicionar os locais de prática.
-Para começar a jogar Airsoft, o interessado deverá contactar outras equipas ou clubes (utilizando os fóruns do portal nacional ptairsoft.org, por exemplo). Também existem empresas que exploram o Airsoft sob a modalidade de aluguer, contudo a lei não consente o empréstimo de armas de softair, e consequentemente o seu aluguer. Assim, é possível dizer que alugar armas de softair consiste numa actividade ilegal. A melhor forma de começar é mesmo recorrer a clubes que possam abrir os horizontes aos novos praticantes e logo depois, comprar equipamento próprio.
Como proceder fora e dentro de jogos de Airsoft:
Nas nossas deslocações para os jogos de airsoft e no decorrer do mesmo, podemos ser interpelados pelas autoridades policiais ou numa operação STOP de rotina ou para averiguações!
Nestes casos um jogador de Airsoft portador de uma ou várias armas de jogo deve de imediato proceder da seguinte forma:
- Operação STOP com viatura.
1. As armas de jogo devem ser sempre transportadas dentro de caixas próprias (se possível caixas que se vendem para transporte de armas), não municiadas e sem os carregadores enfiados no sistema de alimentação de bb’s e baterias fora da arma.
2. Informem de imediato as autoridades que transportam a arma para fins de um jogo.
3. Pelo menos o tapa-chamas deve estar pintado de vermelho
4. Coloquem a protecção no tapa-chamas
5. Tenham junto das réplicas as respectivas facturas
6. Tenham na carteira o cartão da futura Federação de Airsoft (FPA)
7. Tenham uma cópia, da Lei em vigor, em vossa posse
8. Caso sejam membros de um Clube ou de uma Associação tenham na vossa posse um documento referente a essa filiação
9. Não andem fardados fora dos recintos de jogo
10. Caso sejam abordados por Agentes da Autoridade sejam cordiais e cooperativos.
11. Se não o fizerem, e se posteriormente as autoridades descobrirem no carro as armas, podem alegar que ao não informarem poderiam estar de má fé a esconder algo.
12. Expliquem às autoridades para que servem e seu funcionamento, deixando sempre ser o agente a manusear a arma.
13. Não inventem nada nem entrem em desculpas esfarrapadas.
14. Não temos nada a esconder e só com bom senso e explicando correctamente é que damos uma imagem de legalidade!
- Em terreno de jogo:
1. Os jogos devem sempre ser feitos em terrenos próprios para o efeito, se possível, afastados da via pública ou de habitações
2. Os legítimos proprietários devem sempre autorizar o jogo no terreno deles.
3. Se possível, as autoridades locais devem estar ao corrente dos jogos. Um convite para as autoridades irem ver o que é o jogo é aconselhável
4. Caso durante um jogo esteja em terreno uma ou várias pessoas não pertencentes ao jogo, devem de imediato parar o jogo, deslocando-se às mesmas se possível sem arma ou então com ela para baixo e explicar o que é aquela actividade.
5. Se possível devem escoltar as pessoas para fora do jogo
- Em terreno de jogo perante uma autoridade:
Caso apareça uma autoridade policial e que os mesmos vos interpelem, devem de imediato proceder da seguinte maneira:
1. Colocar a arma no chão, afastando-se dela.
2. Com calma explicar aos agentes que é uma arma de jogo não letal.
3. Deixar sempre os agentes manusearem a arma para que os próprios tirem as suas próprias conclusões.
4. Após a explicação devem fazer uma demonstração do funcionamento da arma e do jogo.
Nunca devem fazer o seguinte:
1. Apontar uma arma de Airsoft a uma pessoa não pertencente ao jogo.
2. Apontar uma arma de Airsoft a agentes de autoridades. Eles estão treinados para responder ao perigo que representa alguém apontar uma arma.
3. Ninguém é obrigado a saber que uma arma de airsoft é não letal! Tenham atenção a isto!
Sempre que puderem, façam passar a palavra a outros jogadores. O não cumprimento destas regras, pode levar à detenção e em casos extremos à morte ou causar ferimentos em portadores de armas de Airsoft!
O conjunto de regras aqui expressas é uma cópia quase integral, com ligeiras alterações, do que está publicado em várias páginas de várias equipas e federações. Estas regras são gerais e podem ser adaptadas a cenários ou jogos específicos (como o uso de médicos ou respawn) sem no entanto comprometer a SEGURANÇA.
-Regras utilizadas no decorrer de um jogo de Airsoft
Eliminações
Um jogador é dado como morto se for atingido em qualquer parte do corpo.
Um tiro na arma não conta como morte, mas esta fica inoperacional para esse jogo.
O jogador terá de se servir da sua arma de reserva ou ir buscar outra à sua base ou SAFE ZONE.
Um toque nas costas ou noutro sítio qualquer do corpo por um membro da equipa contrária, é considerado como uma eliminação.
Não é permitido disparar sobre um jogador que esteja de costas ou seja surpreendido a menos de 5 metros. Nesta situação
o “Eliminador” deve gritar: “Rende-te”, após o que o "Eliminado" cumpre as regras de depois de eliminado .
A rendição é obrigatória.
O Jogador que não se render poderá ser abatido à queima-roupa.
Se a rendição não for possível, deve-se apontar da cintura para baixo e disparar em tiro a tiro.
Apontar à cabeça não é permitido, a não ser que o alvo não mostre mais nenhuma parte do corpo, ficando aí sob sua própria responsabilidade.
Um "tiro" de um membro da própria equipa, também conhecido como "fogo amigável", continua a resultar numa eliminação.
-Depois de eliminado
*Qualquer jogador que seja eliminado tem de o confirmar gritando "MORTO" colocando a sua arma a tiracolo ou no coldre, e pondo as suas mãos sobre a nuca (ou envergando um colete ou lenço vermelho), sem interromper o jogo, dirigir-se para a SAFE ZONE.
*Se o trajecto do jogador eliminado até à SAFE ZONE comprometer a troca de tiros entre outros jogadores, a deslocação da sua equipa ou da equipa adversária, o jogador deve permanecer quieto no mesmo local e esperar que seja viável a sua deslocação sem afectar o curso do combate.
*Em certos jogos há excepções em que a "morte" não é anunciada em voz alta (normalmente em jogos de "infiltração" ou de "situação de reféns").
Nesse caso o jogador eliminado deve dar a conhecer APENAS ao jogador que o eliminou que está fora de jogo. Deve depois, com a arma a tiracolo ou no coldre, e pondo as suas mãos sobre a nuca (ou envergando um colete ou lenço vermelho) dirigir-se o mais discretamente possível para a SAFE ZONE sem interferir com o jogo.
*Não é permitido aos jogadores eliminados darem qualquer espécie de informação excepto de que estão eliminados.
-Interrupções
Os jogos não serão interrompidos, excepto em caso de emergência ou entrada de pessoas estranhas ao jogo dentro do campo de batalha.
Jogadores que por qualquer razão não possam continuar o jogo devem-se considerar eliminados e dirigir-se para a SAFE ZONE.
Qualquer problema com a arma deve ser resolvido, se possível, no decorrer do jogo. Não é permitido sair do jogo, reparar o problema e voltar para o jogo. É para isso que existem as armas de Backup (normalmente as pistolas).
O jogo só será interrompido em caso de dúvida de quem matou quem. Os dois jogadores deverão chegar a um acordo entre eles antes de prosseguir o jogo.
No caso de alguém se magoar de forma a não poder continuar em combate, o jogo será interrompido e esse jogador assistido com os meios existentes no local. Em caso de necessidade, deve-se contactar os bombeiros da zona ou o 112 e providenciar o transporte do ferido para um hospital.
-Diversos
Todo o equipamento electrónico é permitido, mas no caso dos rádios, apenas os jogadores que não tenham sido eliminados os podem usar.
A utilização de lasers é permitida apenas durante os jogos diurnos. Durante os jogos nocturnos está proibida a sua utilização. Os lasers podem causar danos permanentes à retina, especialmente durante a noite em que os olhos estão mais receptivos à luz.
-Segurança
-Óculos de Protecção são obrigatórios.
-Nunca tirar a protecção ocular, seja em que circunstância for.
-Caso a protecção ocular embaciar, para limpá-la fazer o seguinte:
-Nunca tirar a protecção ocular da cara.
-Proteger a cara de encontro a um objecto de dimensões consideráveis (árvore, muro, etc.)
-Avisar caso apareça algum jogador, do procedimento que está a efectuar.
-Depois de limpar a protecção ocular, voltar ao jogo.
-Não é permitido disparar sobre alguém que não tenha os óculos de protecção colocados, mesmo que seja durante o jogo.
-Qualquer outra protecção, seja ela cobertura integral do corpo, máscara ou balaclava, protecção para os ouvidos, capacete ou luvas é opcional embora seja fortemente recomendado o seu uso.
-Quando se está na safe zone:
Nunca andar com a réplica a apontar para alguém.
Sempre ter a réplica em posição de segurança (SAFE).
Se possível ter o Locap ou Hicap fora da réplica.
Nunca disparar uma réplica dentro da Safe Zone.
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